A importância dos engenheiros nas obras

A princípio, é de conhecimento que os engenheiros são importantes para as obras. Mas dificilmente as pessoas sabem o motivo dessa importância. Ou ainda a função que o engenheiro possui.

Geralmente tem se uma ideia formada que o engenheiro fica em uma sala sentada criando plantas de imóveis, ou se não aquela pessoa de pé, com capacete de proteção realizando anotações enquanto observa a obra.

Realmente os engenheiros podem ser identificados realizando essas funções, porém não são as únicas atividades realizadas.

Funções de um engenheiro

Nesse sentido, o engenheiro precisa estudar e conhecer a fundo a obra, para controlar não apenas o que será feito, mas também como será realizado.

O engenheiro participa de todo o processo de planejamento da obra, ajudando a deixar definido os gastos, prazos e outros.

Ainda mais, está ligado diretamente com o execução da obra. Deixando claro, que um construtor não pode visualizar a obra como um engenheiro. O planejamento da obra é muito importante, e seguir os passos ainda mais, pois um material não planejado ou não calculado corretamente pode ocasionar grandes problemas.

Contudo, o engenheiro não apenas projeta, mas realiza testes, confere trabalhos e testes de terrenos, realiza muitas outras atividades. Portanto, o engenheiro civil é de extrema importância e responsabilidade ao estar presente em uma obra qualquer, seja ela de pequeno porte ou grande.