Passos de um projeto de construção: dicas para um bom planejamento 

A princípio, um planejamento de obras eficaz, contém várias etapas. É necessário utilizar teorias com muito cuidado para que possa ser inserido dentro do processo da obra. 

Existem muitos casos que o planejamento parece eficaz no papel, porém, ao decorrer percebe-se que não é possível dar sequência na prática.  

Apresentaremos algumas dicas com foco nos pré-processos da obra, e auxiliar para que essas etapas sejam realistas! 

Como elaborar um excelente planejamento de obra?

Nesse sentido para um planejamento bom, deve-se conter todas as informações necessárias antes da execução da obra. Além disso, se torna possível levar em consideração possíveis imprevistos o documento útil na prática.

Sempre é bom ter em mente que nenhum planejamento é perfeito, isso torna o trabalho arriscado. Ainda mais, ter uma noção de tempo equivocada pode trazer um cronograma complicado. Com resultados de atrasos, que poderiam ser previstos. 

Etapas de um projeto

Vejamos, abaixo, as etapas de um projeto para organizar o planejamento.

  • Análise e levantamento de informações do local

Primeiramente, um projeto de construção, seja arquitetônico, estrutural, com instalações elétricas ou hidráulicas, deve-se sempre levar em consideração as informações de campo, da forma que aspectos e dados do terreno. De outra maneira, problemas pode surgir no período da execução da obra.

  • Elaboração do projeto arquitetônico

Nesse processo, contato estabelecido diretamente com o arquiteto responsabilizado para chegar em um acordo em relação aos desejos estabelecidos de acordo com o orçamento. 

Na maioria das vezes, são desenvolvidas soluções para as demandas que já existem, informando eventuais diferenças entre o que foi pedido e o que realmente pode ser realmente realizado. Além do mais os projetos arquitetônicos devem não só atender a vontade dos clientes, mas também, as leis e o plano local.

  • Desenvolvimento dos desenho

Logo após a criação, o projeto deve ser realizado com a ajuda de ferramentas computacionais, se acordo com a demanda da obra. Nesse sentido, os desenhos devem ser realizados com o máximo de detalhes possíveis, para no momento da concretização não haver falhas, sempre seguindo o que foi acordado entre o arquiteto e o proprietário. 

Inclusive, os projetos de construção devem conter um material descritivo estabelecemos todos os itens que devem estar inclusos na realização.

  • Aprovação e revisão 

A realização de revisões no projeto de edificações podem ser solicitadas a retirada de dúvidas ou correção de erros, antes da obra ser realizada. É necessário que todos os projetos sejam verificados em conjunto, evitando erros e a integridade estrutural.

  • Legalização da obra 

Na maioria das vezes, com a utilidade do projeto base já é possível já é possível preparar a documentação da obra para a prefeitura. Com isso, a legalização da obra inicia antes mesmo da execução e permanece durante toda a etapa.

Nesse artigo, foi apresentados alguns dos processos de uma obra, não deixando de fora outros pontos como o orçamento dos materiais, a execução de prazos e muitos outros pilares que são necessários para manter uma gestão eficiente durante toda a realização da obra.