Sustentabilidade e construção civil 

A princípio, a construção civil é um dos primordiais ramos industriais do Brasil, tendo como objetivo ajudar a desenvolver o conforto da sociedade e, preservar o meio ambiente. Aplicar práticas que asseguram a sustentabilidade é essencial, já que esse segmento produz muitos entulhos que causam danos a natureza. 

É fundamental praticar técnicas de construções mais sustentáveis, empregando materiais de construção ecoeficientes, optar pelo uso de energias renováveis e mantendo uma gestão apropriada dos resíduos utilizados. Se beneficiar dos métodos sustentáveis pode aprimorar a economia do seu negócio e também a sua imagem com os clientes. 

O que é sustentabilidade na construção civil? 

O objetivo da sustentabilidade é fornecer consumo consciente de recursos naturais e abater ao máximo a geração de entulhos e resíduos. Utilizando uma base de reaproveitamento, levando em consideração os aspectos econômicos, sociais e ambientais. Isto é obra necessita ser economicamente viável, socialmente aprovada e ambientalmente precisa. 

Medidas sustentáveis 

Separamos 3 dicas para você promover a sustentabilidade nos negócios e na construção.

Utilizar materiais sustentáveis

Nesse caso, o telhado verde (com aplicação de camada vegetal na laje da construção), bioconcreto (além do concreto reciclado, sua constituição apresenta uma bactéria que desenvolve carbono de cálcio que fecha as rachaduras e acrescenta durabilidade) telhas ecológicas (desenvolvidas a partir de fibras vegetais ou papel reciclado), entre diversos materiais sustentáveis e reutilizáveis.

Desenvolver técnicas de construção sustentável 

Contudo, que disponibilizam grandes benefícios aos projetos, reutilizando materiais e recursos (como concreto, água e também containers), apresentando uma gestão de resíduos, responsabilizando-se pelos entulhos provocados durante o período de construção, com o descarte correto é responsável. Com isso, priorizar a iluminação e ventilação natural ao desenvolver um projeto colabora para reduzir a necessidade do uso de eletricidade (se caso usar iluminação artificial, optar por lâmpadas LED). 

Optar por tecnologia sustentável 

Desse modo, a instalação de energia solar (que além de fornecer eletricidade, é aquecedor de água ou eólica nas construções).

Vantagens da sustentabilidade na construção civil 

Por fim, promover o uso consciente de material e utilizar métodos apropriados e sustentáveis, as empresas de construção também reduz o impacto ambiental, diminui o custo operacional. A utilização de materiais reciclados produz mais economia na construção. As técnicas sustentáveis disponibilizam mais credibilidade, que se tornam mais valorizadas para os clientes.