O benefício da realidade virtual na construção civil

A princípio, os óculos e capacetes de realidade virtual são usados para expor ao cliente como o espaço irá ficar, para que ele se sinta parte do local. Dessa forma, possibilita que se imagine como ficará o local pronto. Assim como, através de uma experiência imersão que possibilita que o usuário interaja com o que ainda não está de fato pronto. Diversas empresas disponibilizaram aplicativos para o cliente visualizar o ambiente com os óculos. Assim sendo, o usuário pode modificar o ambiente com a decoração, da maneira que preferir.
Existem diversos aplicativos como, WakinApp, que possibilita que os usuários do Autodesk Revit e Fusion 360 modifique para realidade aumentada e realidade virtual, mediante a um smartphone ou tablet. Esses aplicativos permitem vizualizações rápidas sobre os projetos. O aplicativo ARki também oferece visualização da realidade aumentada, disponibilizando interatividade com o usuário.

Gerenciamento da obra

A realidade virtual é utilizada também para o gerenciamento de obras. Nesse sentido, os equipamentos possibilitam a inserção de irregularidades na obra, além de que, não facilita a percepção do projeto e a compatibilização com a realidade. Dessa maneira previne-se os erros durante o período de construção, sendo possível detectar problemas e solucionar rapidamente.

Os benefícios da realidade virtual na construção civil

Por fim, a realidade virtual aumentada pode proporcionar ao engenheiro a visualização por completa dos eixos de rotação e translação o que possibilita detectar problemas em uma obra. Com isso, a realidade aumentada tem muita importância na interatividade com o usuário, facilitando que ele visualize de maneira real o resultado final do projeto. Portanto, a tecnologia na construção civil é utilizada a partir do planejamento da obra até o momento de gerenciamento da edificação e a apresentação para o cliente.