3 fontes de energia renováveis para seus imóveis 

Quando citamos fontes de energia renováveis, as pessoas imediatamente associam à energia elétrica para toda a residência. Contudo, estes métodos podem atuar em pontos específicos de uma casa.

A aplicação e a função desses modelos de energia decorre das necessidades e da estrutura do imóvel. 

Nesse caso, vamos falar sobre as fontes de energia renováveis em projetos residenciais.

O que são energias renováveis?

As energias renováveis trata-se daquelas provenientes de recursos naturais que não acabam seu reabastecimento natural, com a chuva, vento e sol. O que o distingue de outros modelos de energias como o carvão e o petróleo. Isso visto que, mesmo sendo provenientes de recursos naturais, são finitos, ou seja, podem chegar ao fim por conta da explosão humana. 

Até porque a utilização de fontes de energia renováveis vêm aumentando a cada ano. Afinal de contas, aumentou a conscientização das pessoas pelo uso de opções mais sustentáveis.

Quais as aplicações das fontes de energia renováveis nas residências?

Nesse sentido, vale realçar as aplicações das energias renováveis, independentemente dos modelos aplicados. Como já citamos anteriormente, essas são conhecidas pela disponibilização de energia elétrica, mas existem outros usos. Acompanhe alguns exemplos de utilização:

  • Aquecimento do ambiente;
  • Aquecimento de águas para banhos e máquinas de lavar;
  • E a produção de eletricidade, como já dito. 

Quais fontes de energia renováveis posso utilizar na minha casa? 

Entre as fontes de energia renováveis que já podem ser consumidas em imóveis residenciais, estão 3 modelos: energia solar, fotovoltaica e biomassa. 

Saiba um pouco melhor abaixo:

Energia solar heliotérmica 

Com isso, a energia solar é uma poderosa fonte energética. Sendo que a luz solar está presente em todos os lugares do planeta, alterando apenas sua intensidade. Por isso se refere a um recurso natural infinito. Uma das maneiras de utilizar a energia como fonte renovável é através da tecnologia heliotérmica. 

Essa energia trabalha com a utilização de vários espelhos coletores, que refletem a luz solar, centralizando em um determinado local. Nesse ambiente, existe um receptor, que guarda a luz solar em maneira de calor, e depois transforma em eletricidade.

Energia solar Fotovoltaica 

A energia fotovoltaica funciona também com a energia solar. Porém, por outro método possibilitando que a luz seja transformada em eletricidade diretamente. O método funciona com a instalação de módulos fotovoltaicos, tanto no telhado do imóvel ao solo, em períodos específicos com maior incidência solar.

Energia de biomassa

A energia através da biomassa também é uma promessa de energia renovável. É um sistema que consegue gerar energia através da queima de materiais orgânicos. Por exemplo: álcool, madeira, óleos vegetais e até mesmo o lixo doméstico biodegradável. Os métodos usados na produção dessa energia são: combustão, gaseificação e pirólise. Entretanto, eles ainda não estão disponíveis em larga demanda, complicando sua prorrogação e  aplicando em imóveis residenciais. 

Portanto, um dos principais benefícios ligados ao uso de energia renovável está relacionado à sustentabilidade. São fontes que garantem energia limpa, infinita e que não trás poluição.