A importância dos laudos técnicos na engenharia

A princípio, os laudos técnicos de engenharia são imprescindíveis para peritos, pois neles contém informações que foram observadas no empreendimento, contendo detalhes minuciosos dos detalhes do estado em que se encontra e através disso se for realizada alguma auditoria é fundamental possuir esses laudos. Contudo,  na aquisição dos laudos técnicos de engenharia é possível prever futuros problemas antes que eles causem algum dano ao seu empreendimento que na maioria das vezes podem ser irrecuperáveis. 

Os laudos da engenharia são documentos fundamentais para todos os empreendimentos, com a finalidade de avaliar, contribuir com a manutenção e resolver problemas, evitando falhas construtivas como: infiltrações, rachaduras entre outras.

Como é a aquisição dos laudos técnicos de engenharia?

Nesse sentido, não são estipulados quantidades de laudos que o empreendimento pode adquirir, todavia é fundamental que o mesmo possua todos os certificados e laudos de todas suas áreas. O laudo deve conter informações importantes detalhadas que foram identificadas durante o processo realizado pelo profissional durante o período pericial. 

Porque é necessário realizar o laudo técnico?

Dessa maneira, a aquisição do laudo técnico é uma medida obrigatória, mas muita gente não quer pagar pelo documento, preferindo realizar uma reforma ou construção sem vistoria. No momento que isso ocorre, o proprietário sem saber acaba arranjando problemas futuros relacionados a vistoria que farão ultrapassar o valor mais do que se fizesse no início da obra. Os reparos realizados em estruturas que não passaram por uma vistoria podem desenvolver diversos problemas, como infiltrações ou até mesmo problemas piores com a estrutura que podem causar acidentes graves. 

Qual profissional pode emitir o laudo técnico?

São apenas arquitetos registrados no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo)  e engenheiros registrados no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) que devem remeter laudos técnicos. Fique de olho se qualquer empresa ou pessoa falar que pode realizar o serviço sem registro!