Melhores materiais para isolamento térmicos

Primeiramente, o isolamento térmico é um cuidado que impacta definitivamente na durabilidade, economia e qualidade de uma edificação. Contudo, no Brasil que é um país tropical que expõe médias de temperaturas elevadas boa parte do ano, com isso esse investimento é ainda mais importante. Tanto em obras comerciais ou residenciais, reduzir a absorção de temperaturas externas é fundamental para o conforto e saúde de quem fará o uso dos ambientes, como a diminuição dos gastos com conservação térmica, prevenindo a edificação contra o mofo e a umidade. Com os procedimentos adequados, um isolamento térmico apropriado pode ser colocado de maneira mais eficiente, seguro e econômico. Saiba como potencializar o processo!

3 materiais de isopor, ideais para isolamento térmico

Laje

Nesse sentido, um elemento básico em isolamentos térmicos, a laje fornece uma importante barreira contra raios solares, a dispersão de som e calor, bem como o mofo e a umidade, atuando também na impermeabilização da edificação. 

Forro

Decisiva para o conforto térmico da obra, a escolha apropriada influencia diretamente na estética, na acústica e iluminação dos ambientes, considerando a proposta arquitetônica, a exposição do sol e a proporção dos espaços, entre diversos fatores. 

Nos dias atuais, é possível localizar diversas variedades de gesso como, forro de gesso, PVC, mineral, metal e madeira. Porém a maioria dessas opções não atendem com eficácia os quesitos isolamento térmico, economia e sustentabilidade. 

Telhas térmicas

Além de ser um elemento importante de um sistema térmico, as qualidades de telhas elaboram um papel fundamental na construção de telhados, modernos e resistentes, evitando os riscos de problemas futuros, como infiltrações, goteiras e manutenções contínuas. Para as regiões mais quentes é recomendado telhas claras ou materiais reflexivos. Com isso, telhas de zinco são boas para rebater as luzes solares e qualquer capacidade de isolamento térmico.