Tipos de argamassa: Saiba as diferenças
A princípio, a argamassa é essencial para qualquer tipo de construção. Constituída por uma mistura de areia, cimento e aditivos químicos e pode ser utilizada para impermeabilização, regularização de superfícies ou para acabamento às superfícies. São diversos tipos de argamassa como:
Colantes
Nesse sentido, são utilizadas em revestimentos cerâmicos, porcelanatos, blocos de vidro, mármore, granitos, entre outros.
Básica
Contudo, é indicada para revestimentos de tetos e paredes de alvenaria, em áreas internas e externas e assentamentos de blocos de vedação.
Rejuntamento
É ideal para rejuntar cerâmicas em áreas internas e externas.
Com isso, para beneficiar o trabalho e otimizar custos, o mesmo tipo de argamassa pode sim ser usada em diversos serviços, porém é fundamental ficar atento às instruções de cada tipo evitando problemas futuros, como o deslocamento cerâmico. As argamassas são feitas por cimento, areia e aditivos e a diferença é a quantidade de cimento e aditivos que decorrem na aderência e retenção de água. Nesse sentido, é comum fazer essa mistura em um canteiro de obra, dando resultado da argamassa básica para reboco e assentamento de blocos. Geralmente, não aconselhado para o uso estrutural.
Colantes
AC I: Indicada para acomodar peças cerâmicas em áreas internas e áreas úmidas, porque é resistente à umidade e a temperatura habitual desses espaços.
AC II: Dessa maneira, é mais resistente à exposição climática, além das peças cerâmicas que possibilitam revestir paredes, piscinas de água fria, lajes e pisos de áreas públicas.
AC III: É a que oferece maior aderência, o que se torna ideal para colar porcelanatos, vidros em fachadas, saunas, mármores e granitos. Acessíveis em duas cores: branca e cinza.
Básicas
Massa pronta: A massa pronta você possui a opção de rebocar tetos e paredes em regiões internas e externas, assentando elementos de alvenaria, como blocos de concretos ou cerâmicos.
Rejuntamento
Rejuntamento flexível
Por fim o rejuntamento flexível, elaborado à base de cimento, agregados minerais, polímeros e pigmentos de alta resistência à descoloração é direcionado para aplicação em cerâmica.